Catarata ( ) - traducción al ruso
Diclib.com
Diccionario ChatGPT
Ingrese una palabra o frase en cualquier idioma 👆
Idioma:

Traducción y análisis de palabras por inteligencia artificial ChatGPT

En esta página puede obtener un análisis detallado de una palabra o frase, producido utilizando la mejor tecnología de inteligencia artificial hasta la fecha:

  • cómo se usa la palabra
  • frecuencia de uso
  • se utiliza con más frecuencia en el habla oral o escrita
  • opciones de traducción
  • ejemplos de uso (varias frases con traducción)
  • etimología

Catarata ( ) - traducción al ruso

DOENÇA OCULAR
Catarata (doença); Cataratas
  • 311x311px

catarata         
водопад, (мед.) катаракта, помутнение хрусталика
бельмо      
catarata (f)
catarata f      

1) водопад;
2) мед катаракта, помутнение хрусталика;
3);
ter cataratas nos olhos перен быть слепым;
tirar as cataratas a alguém открыть кому-л глаза на что-л

Definición

catarata
sf (gr katarráktes, pelo lat)
1 Grande massa de água de um rio ou lago que se precipita de grande altura.
2 Med Opacidade parcial ou total do cristalino, ou da sua membrana, que impede a chegada dos raios luminosos à retina
C. negra: V amaurose. Cataratas do céu: segundo a Bíblia, portas ou represas que retêm as águas do céu. Tirar as cataratas a alguém: fazer-lhe ver a verdade.

Wikipedia

Catarata

Catarata é uma opacificação do cristalino do olho, com ou sem diminuição da capacidade visual. Pode afetar um ou ambos os olhos e é frequente desenvolver-se lentamente. Os sintomas podem incluir visão desfocada, diminuição de sensibilidade às cores, halos à volta das luzes, dificuldade em observar luzes brilhantes e dificuldade em ver durante a noite. Isto poderá afetar a condução, leitura, ou reconhecimento de rostos. A diminuição da capacidade visual pode também aumentar o risco de acidentes e depressão. As cataratas são a causa de metade dos casos de cegueira e de um terços dos casos de incapacidade visual em todo o mundo.

As cataratas são formadas por depósitos de proteínas ou pigmentos amarelados no cristalino, que diminuem a transmissão de luz para a retina na parte de trás do olho. A maior parte dos casos de cataratas deve-se ao envelhecimento da pessoa, mas a doença pode também ter origem em traumas ou exposição à radiação, estar presente desde o nascimento ou ocorrer na sequência de uma cirurgia ocular ou de outros problemas. Entre os fatores de risco estão a diabetes, fumar, a exposição prolongada à luz do sol e o consumo de bebidas alcoólicas. O diagnóstico é realizado através de um exame ocular.

As medidas de prevenção incluem o uso de óculos de sol e deixar de fumar. Na fase inicial os sintomas podem ser aliviados com o uso de óculos. Quando os óculos não resultam, o único tratamento eficaz é uma cirurgia para remover o cristalino opaco e substituí-lo por uma lente artificial. A cirurgia só é necessária nos casos em que as cataratas causam problemas. A cirurgia geralmente melhora a qualidade de vida. No entanto, em muitos países não é facilmente acessível, principalmente para mulheres, para pessoas que vivem no meio rural e para pessoas que não conseguem ler.

Em todo o mundo há cerca de 20 milhões de pessoas com cegueira provocada por cataratas. A doença é a causa de 5% dos casos de cegueira nos Estados Unidos e de cerca de 60% em partes de África e da América do Sul. A cegueira causada por cataratas afeta entre 10 a 40 em cada 100 000 crianças nos países em vias de desenvolvimento e entre 1 a 4 em cada 100 000 nos países desenvolvidos. As cataratas tornam-se mais comuns com a idade. Nos Estados Unidos, cerca de metade das pessoas com 80 anos apresenta cataratas.